Mensagem para Você

Sim, estamos falando de um filme de 1998,  chamado Mensagem para Você! Um romance para ser mais especifica. Um filme em que Tom Hankes é novinho e milionário. Neste filme  dois estranhos começam uma relação conversando pela internet.  Sem saber que futuramente serão dois concorrentes no comércio  de livros. Ele possui uma grande loja que vendes livros e cafés recém-instalada na mesma rua que a mocinha ( Meg Ryan) proprietária de  pequena loja de livros infantis .

Mas o motivo com que me levou a escrever sobre esse filme foi a sua estética doce, leve meiga e bela. As cenas em nova York a passagem de tempo entro o outono até a primavera revel uma estética gostosa ao ponto de você estar vivendo essa historia. Mas,  não foi só a estética  o contexto do filme em si que me cativou. Foi à forma nostálgica com que ele se apresenta quando olhamos quase 20 anos depois do seu lançamento. É impossível não ficar pasma com a proximidade e ao mesmo tempo distancia com que o filme relata as relações via internet. Que apesar dos diferentes aplicativos e modos com que nos comunicamos via dados móveis ou wifi tenha ficado mais pratico. No entanto, ainda jogamos expectativas de conhecer a pessoa da sua vida em um encontro de estanhos qualquer pela vida ou pela web.

Eu não vivi a época relativamente recente ( sim, ainda podemos considerar recente afinal, no chega a fazer a vinte anos) em que entravamos em chats online e falávamos com desconhecidos. Grupos que possuíam alguma coisa em comum, ou  simplesmente  nada. Se gostássemos do papo poderia rolar chats mais privados ou quem sabe até um encontro para os mais corajosos. No entanto, eu com meus meros 23 anos  era apenas uma criança.. Então certamente meus pais não iam gostar muito da ideia de eu encontrar um desconhecido. Peguei uma época mais recente em usávamos nos Subnics no Messenger e o famoso Orkut. A época em que você encontrava a pessoa e perguntava – Mas eu nunca te vejo online lá?

Sim, porque na época não podíamos responder por celular e aplicativos a qualquer momento envolvia um processo. Um tempo destinado para ligar o computador, conectar na internet discada (MARAVILHOSA aquela do barulhinho e dos grunhidos). Há não podemos esquecer-nos do custo desta conexão espetacular. O que nos fazia utiliza-la da meia noite até madrugada adentro.  Afinal, quanto mais normal o horário fosse, mais caro deveria ser o custo (pelo menos era essa ideia que meus pais me vendiam).

Em resumo, acho que o filme vale a pena ser assistido pra nos lembrarmos dos nossos objetivos de vida e da era do consumismo em que pequenas empresas são destruídas pelas grandes lojas de departamentos.

Acredito que Mensagem para Você vale a pena ser visto sem sombra de duvidas . Porque apesar do filme ser meio velhinho os objetivos em viver um romance continuam os mesmos atualmente …Afinal podemos ter  perdido essa magia  de encontros físicos e mistérios com a era de Facebook. Já que podemos ter acesso a tudo na vida das pessoas. Não precisamos mais criar expectativas falsas do será que é loiro ou moreno? O fato é  não há mais mistérios! As chances de você adicionar alguém errado porque errou uma letra são mínimas… Não tem mais aquela emoção de mandar uma mensagem Offline e ficar ansioso pela resposta. Tem horários de visualização e e outras formas de ter certeza que  se você foi ignorado ou não. No entanto, em era de aplicativos de namoro, não há  mais aquele clima, o frio na barriga e ansiedade de não dormir na noite anterior .

Essa é uma realidade que o filme naquela época não mostrava…  Então o filme Mensagem para Você é  pra quem tem saudade ou  nostalgia do inicio das relações via web. Ou aqueles que ainda  acreditam em romance!Mensagem para Você é uma boa pedida pra um dia chuvoso e uma maravilhosa pipoca doce.

 

Musa da Moda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.