Se seu destino é a Itália, vale a pena conferir a cidade de Verona!
Onde é, como chegar, o que fazer?
Verona é uma cidade bem bonitinha, estilo interior mesmo. É a cidade conhecida pela historia de amor entre um Montecchios e um A casa da família Capuleto foi construída no século XIII e restaurada em 1935.
De tijolos aparentes e disposta em 3 andares, os destaques são a famosa sacada de onde Julieta falava com Romeu, ou seja estamos falando de Romeu e Julieta de Willian Shakespeare . Esta pequena cidade chamada Verona se localiza na região norte da Itália entre Milão e Veneza.
Portanto, as opções de fazer um bate e volta de trem saindo de ambas são super bem vindas. O percurso de ambas levam em media um pouco mais de 1 hora ( Milão á Verona 1h e 20 min e Veneza á Verona 1h 08 min ).
Lá da pra fazer tudo a pé se você ficar na área central, e são caminhadas bem tranquilas . Eu fiquei um dia e fiz Castel Vecchio, Torre Lamberti, a Duomo, a Casa da Julieta, ponte Pieta, Praça Erbe o Castel San Pietro e a Arena ( ponto turístico indispensável pois esta em melhores condições de preservação, do que o Coliseu).
E ainda deu tempo fazer umas comprinhas no fim da tarde na via Manzini. Mas, se seu objetivo em Verona também é aproveitar as lojas é bom lembrar que cidade é pequena, portanto, as coisas costumam fechar cedo inclusive as alguns restaurantes se for período de baixa turística como o inverno.
Alias, falando em restaurante comer pizza é uma boa pedida! Principalmente em relação aos valores pois o preço é super atrativo.
Pontos Turísticos
Castel Vecchio
O Museu Castel Vecchio apresenta importantes coleções de arte medieval, renascentista e moderna (até o século XVIII). O Castelo esta conservado, e é possível fazer percursos na sua muralha e obter um vista linda da ponte.
Arena
A Arena de Verona aparentemente é um pequeno coliseu, no entanto ela esta mais bem conservada e é mais facil imagina- la como um palco dos gladiadores, como era ha dois mil anos atrás. Hoje ela é também um espaço para espetáculos culturais como shows, operas e eventos de grande porte.
Duomo
A Duomo de Verona é a A basílica de S. Anastasia. Que foi construída entre os séculos XIV e XV em homenagem ao dominicano San Pietro da Verona Martire sobre as ruínas da igreja S. Anastasia. Ela é extremamente ornamentada, grande e gótica.
Torre Lamberti
Esta torre possui 84 metros remonta a 1464 e a finalização, com a instalação do grande relógio, a 1779.
Ela é conhecida por ter dois sinos: o Rengo e a Marangona, o primeiro servia de alerta nos casos de incêndio, o segundo convocava os cidadãos à luta. Nesta Torre você pode subir a pé ou de elevador. Lá você confere a vista mais alta da cidade.
Casa da Julieta
A casa da família Capello foi construída no século XIII e restaurada em 1935. De tijolos aparentes e disposta em 3 andares, os destaques são a famosa sacada de onde Julieta falava com Romeu. É bom lembrar que a casa é uma releitura do que seria a casa de Julieta criação de Shekespear. Seus cômodos possuem moveis da época, roupas de figurino do casal e varias reportagens referentes a historia. No seu pátio se encontra a estatua do busto de Julieta. Que segunda a lenda toca-lo traz boa sorte.
Castel San Pietro
Trata-se de um um antigo teatro que foi transformado em museu arqueológico. É um bom local para tirar fotos ( fica ao alto de uma colina). Possui um acervo de peças, pedras e esculturas em períodos antes e depois de cristo. É um dos pontos turísticos que ficam até mais tarde abertos. Se sobrar tempo vale uma visita mesmo notura ( foi o meu caso).
Anota ai
Se vocês estiver fazendo a Itália de carro vale a penas dar uma passada nos mercadinhos de Verona e levar algumas coisas pra comer durante o percurso. Os Mercados de la são bem pequenos mas os preços são super bons. E você encontra bastante opções de petiscos para comer entre um passeio e outro.
Convém comprar o Pass de Verona, ( eu adquiri o meu na Casa da Julieta) pois, só o valor de entrada da casa de Julieta e a Arena já dão o valor do Pass. ou seja, qualquer ponto turístico a mais que você for fazer sairá de graça!
Pra não perder tempo recomendo sair do trem e pegar um ônibus ate o seu hotel ( caso nao for fazer bate e volta) e do centro em diante fazer o percurso a pé pois a cidade tem ar super charmoso e romântico que pode ser curtido mais com caminhadas pela cidade. Há importante alguns dias antes e durante o dia de São Valentim, que ocorre no dia 14 de fevereiro ( equivalente ao nosso dia dos namorados) a cidade fica decorada com motivos românticos em praças, é um amor só!